Cursos de Terapias Naturais!

Venha Ser um Terapeuta Naturista ou Quiropraxista!

TIM / WhatsApp
81.9.9836.8811

Curso: Naturologia

Nosso Curso de Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Terapia Naturopática é realizado pela Faculdade Kurios, sediada em Fortaleza, Ceará, devidamente credenciado pelo MEC na Portaria MEC nº 2.821 de 03/10/2002, publicada em 07/10/2002 e com Recredenciamento Homologado pela Portaria nº 917 de 17/08/2016, publicada no D.O.U. 18/08/2016.

Temos também o apoio direto do SINATEN e da AGONAB que são duas Instituições de apoio e Certificação na esfera Profissional e de Mercado, às quais o Estudante precisará como amparo e apoio quando concluir seus estudos.

(1) O Curso é Realizado no Sistema Blended Learning.

Entenda o sistema: Blended Learning

Temos sempre aulas presenciais em datas devidamente definidas no Calendário Acadêmico e também suporte de pesquisa e desenvolvimento de estudos em uma Plataforma Virtual que desenvolvemos especialmente para este Curso. Os estudantes poderão acessá-la mediante Login e Senha.

Deve ficar claro que, em conformidade com a Resolução CES/CEN/MEC nº 01/2008, os Cursos de Especialização tem que ter obrigatoriamente uma carga total de atividades em sala de aula, mínima de 360 horas. Este Curso que aqui apresentamos possui uma carga de 384 horas em sala de aula presencial obrigatória, e mais 516 horas extra-sala de aula – cumprindo desta forma, de modo completo as normas mínimas definidas pela referida Resolução.

Isto se deve ao uso do Sistema Blended Learning que adotamos!

(2) Propedêutico.

Para participar deste Curso, todo e qualquer interessado deverá fazer o Propedêutico.

O Propedêutico é uma exposição prévia do que significa este Curso, onde seus fundamentos são claramente explicitados e o interessado pode decidir fazer parte do mesmo, compreendendo que está ingressando numa área com as especificidades que são peculiares ao mundo previsto na Portaria nº 849/2017 do Ministério da Saúde conforme já expusemos nas Boas Vindas!

Esta exposição é feita gratuitamente, está liberada para qualquer pessoa que deseja entender o que significa este nosso Curso e que permite ao interessado o ingresso no caminho da Naturologia Clínica. Basta proceder primeiro e imediatamente a ficha de inscrição e iniciar esta primeira etapa, repetimos, gratuitamente!

Este fator é critério obrigatório!

Deve ficar claro que não aceitamos que um candidato possa ingressar no Curso sem participar primeiro deste propedêutico e após participar, é requisitado que o Estudante faça um questionário no término do Propedêutico.

A principal razão deste expediente é que desejamos que os Estudantes que ingressem saibam exatamente no que estão participando e evitemos assim a evasão posterior.

(3) Matrícula.

A matrícula não é a mesma coisa que a inscrição para o Propedêutico!

São etapas distintas. A inscrição e a realização do Propedêutico são gratuitos. Mas a matrícula não, ela tem o valor de R$100,00.

Clique na gravura ao lado e obtenha todas as informações sobre a Matrícula.

(4) Acesso Imediato ao Curso – Após a Matrícula!

O Curso ocorre em módulos mensais. No momento da confirmação do pagamento da matrícula, o Estudante recebe acesso imediato ao Módulo “1” – Introdução a Naturologia Clínica – na plataforma virtual. O pagamento da 1.ª mensalidade se dará, no entanto, apenas no dia em que vier para o Encontro Presencial Obrigatório do primeiro módulo, conforme previsto no Calendário da área onde vai participar do Curso.

Reiteramos que há uma diferença entre: “pagamento da matrícula” e “pagamento da mensalidade”! Tanto quanto há uma diferença entre Propedêutico e Curso de Especialização.

Veja na Tabela de Valores do Curso de Especialização Lato Sensu em Terapia Naturopática!

O acesso à “Plataforma Virtual” é liberado para uso do Sistema Acadêmico mediante login e senha, enviado ao Estudante no e-mail informado na fase da inscrição.

(5) Estrutura Curricular do Curso.

Nosso Curso possui 25 disciplinas que são ministradas no período de dois (2) anos.

Cada disciplina é liberada no Sistema Acadêmico e o Estudante deverá interagir com a Plataforma Virtual para poder acessar seu conteúdo antes do Encontro Presencial.

Mas, não se deve esquecer, de forma alguma, que é obrigatória a presença e a participação nas aulas enunciadas no calendário, nos estágios e nas dinâmicas de grupo, realizadas online (inclusive!) para a complementação da carga horária obrigatória e o desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos definidos no Plano de Curso.

Mensalmente, conforme o curso vai seguindo adiante, a estrutura vai sendo promovida e, a cada Semestre se firma a renovação da matrícula, conforme os termos contratuais.

São disciplinas/módulos e carga horária propostos:

Código Disciplina Carga Horária
NC/01 Introdução à Naturologia Clínica 30 horas
NC/02 Fundamentos da Metodologia Naturológica 30 horas
NC/03 Choque de Paradigmas e Terapias Comparadas 30 horas
NC/04 Introdução a Saúde Pública 30 horas
NC/05 Ética, Legislação e Mercado Naturológico 30 horas
NC/06 Cito-Histologia Aplicada 30 horas
NC/07 Somatosíntese I 30 horas
NC/08 Somatosíntese II 30 horas
NC/09 Estudos da Ativação Emunctorial 30 horas
NC/10 Avaliação Multifocal Aplicada 30 horas
NC/11 Cronobiologia Naturológica (Clino-Cromo) 30 horas
NC/12 Terapias de Apoio I (Oxigeno e Geo) 30 horas
NC/13 Terapias de Apoio II (Hidroterapia) 30 horas
NC/14 Educação Alimentar Somatológica 30 horas
NC/15 Educação Fitoterápica 30 horas
NC/16 Introdução à Cinesiologia Naturológica 30 horas
NC/17 Terapias de Apoio III (Arteterapia) 30 horas
NC/18 Permacultura 30 horas
NC/19 Estudos da Espiritualidade Humana Integrada 30 horas
NC/20 Fundamentos da Educação Familiar 30 horas
NC/21 Conjuntura Contemporânea e Saúde Pública 30 horas
NC/22 Comunicação Aplicada 30 horas
NC/23 Coaching de Saúde Holística 30 horas
NC/24 Programa Comunitário 30 horas
NC/25 Banca do Trabalho Conclusivo 180 horas
——– Total de Carga Horária 900 horas

(6) Linha Diretiva do Ensino Proposto.

A linha diretiva do ensino proposto é a lógica que se usará para a formação do Estudante.

Tem direta relação com a constituição do conhecimento total dentro de partes que se encaixam num seixo formativo e processual, que deve levar o aprendiz à condição de iniciado no conhecimento proposto.

Esta Linha Diretriz está assim explicitada:

(6.1.) Fundamentos

◘ Introdução a Naturologia Clínica

◘ Fundamentos da Metodologia Naturológica

◘ Choque de Paradigmas e Terapias Comparadas

◘ Introdução a Saúde Pública

◘ Ética, Legislação e Mercado Naturológico

◘ Programa Comunitário

◘ Banca do Trabalho Conclusivo

(6.2.) Terapêutica e Ciência

◘ Cito-Histologia Aplicada

◘ Somatosíntese I

◘ Somatosíntese II

◘ Estudos da Ativação Emunctorial

◘ Avaliação Multifocal Aplicada

◘ Cronobiologia Naturológica (Clino-Cromoterapia)

◘ Terapias de Apoio I (Oxigenoterapia e Geoterapia)

◘ Terapias de Apoio II (Hidroterapia)

◘ Educação Alimentar Somatológica

◘ Educação Fitoterápica

◘ Introdução a Cinesiologia Naturológica

◘ Terapias de Apoio III (Arteterapia)

◘ Permacultura

(6.3) Relacional

◘ Estudos da Espiritualidade Humana Integrada

◘ Fundamentos da Educação Familiar

◘ Conjuntura Contemporânea e Saúde Pública

◘ Comunicação Aplicada

◘ Coaching de Saúde Holística

(7) Duração do Curso e Sua Logística.

(7.1) Duração: O Curso tem duração de vinte e quatro (24) meses – dois anos – porém, tem 25 disciplinas.

(7.2) Banca Conclusiva e Monografia: A 25ª Disciplina, que é a Banca do Trabalho Conclusivo, que ocorre ao longo de todos os 24 meses, em etapas de constituição e produção do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso; mas, inclui dinâmicas diversas que envolvem pesquisa em grupo, atividades de campo, leituras obrigatórias e composição do TCC propriamente dito, com regras de defesa conclusiva. Em algumas situações haverá Seminários online e presenciais, realizados pelos Estudantes e/ou Professores Convidados.

Não há qualquer possibilidade de conclusão do Curso sem a entrega deste TCC conforme as regras que são expostas aos alunos conforme o planejamento de desenvolvimento do Curso. Isto oportunamente é deliberado com a Coordenação Geral.

O TCC é sempre individual!

(7.3) Carga Horária Padrão: Nosso acervo de conteúdo programático, bem como de nossa exposição acadêmica envolve uma dinâmica bem constituída, e elaborada de forma a não conflitar com a vida comum da maioria de nossos estudantes que são, normalmente, profissionais atuantes no mundo do trabalho. O Curso deve vir agregar valor e não criar problemas, portanto, uma síntese cuidadosa foi elaborada para dar corpo aos processos de aprendizagem, sob a Coordenação centralizada do Coordenador Geral.

◘ Material Online: Há um acervo de aulas, documentos, filmes e materiais, na plataforma online conforme disponibilizado no Sistema Acadêmico.

◘ Carga de Leitura e Pesquisa: Cada módulo tem uma carga de leitura obrigatória e de pesquisa. Mas, a disciplina da Banca do Trabalho Conclusivo, possui uma carga estendida ao longo de todo o Curso, com uma média de 6 horas mensais regulares por 24 meses.

◘ Pesquisa: Há um conteúdo dirigido de pesquisa que pode ser realizado com as seguintes demandas:

– Artigos Científicos para Pesquisa;

– Documentários (vídeos);

– Filmes;

– Há possibilidades de “lives” (apresentações ao vivo), porém, dependem de tecnologia adequada à esta possibilidade e oportunamente será anunciada. O Estudante deve ter uma Internet com capacidade mínima de 15 Megas e de preferência “fibra ótica” – mas, se não conseguir participar ao vivo (live), poderá acessar a apresentação no Sistema Acadêmico.

◘ Leituras e Estudos Textuais Obrigatórios: Há sempre duas plataformas de estudos obrigatórios:

– Um Livro que é obrigatório e tem uma direta relação com uma linha de exposição que conduz o Estudante para a realização do TCC e da Banca durante vinte e quatro (24) meses;

– Uma Apostilha foi escrita para cada Módulo e em cada uma estão os conteúdos programáticos. O Curso todo tem 24 Apostilhas e nelas estão os capítulos estruturantes do Curso.

– Nota: Mas, na disciplina Banca do Trabalho Conclusivo, há uma carga de leitura obrigatória e que tem uma direta relação com “o todo do Curso” e que mensalmente segue um plano de desenvolvimento paralelo, como já citamos anteriormente.

◘ Carga Horária da 25ª Disciplina: Ao longo de todo o Curso, os Estudantes vão sendo conduzidos na construção de seus TCC’s e de suas Bancas de Conclusão. Esta carga horária vem em forma de construção do projeto de pesquisa, de construção do trabalho, da banca e, finalmente, a apresentação da mesma. Todos os meses há sempre seis (6) horas de atividades relacionadas com esta dinâmica. A carga horária total é de 180 horas distribuídas ao longo dos 24 meses.

◘ Plataforma Online.

Ocorre dentro do Sistema Acadêmico que pode ser visto na parte baixa da Home do Site http://naturologia.professorjean.com/

O Estudante só acessa através de login e senha. O login sempre é o número do CPF e a senha inicial é a data de nascimento, porém, depois do primeiro acesso, o Estudante pode colocar a senha que quiser.

◘ Avaliações – São sempre três (3) avaliações por Módulo e cada uma delas encerra uma nota específica que vai de zero até dez (0 até 10).

Primeira Nota: É sempre relacionada às vídeo-aulas, seminários, materiais usados 100% na plataforma online.

Segunda Nota: É sempre relacionada com a apostilha principal que é objeto da abordagem do encontro presencial.

Terceira Nota: É sempre relacionada com as Pesquisas e a carga de Leitura.

Segunda Avaliação: As avaliações são sempre online. Nos casos em que o Estudante não obtenha nota satisfatória em qualquer uma das três avaliações, poderá fazer a segunda avaliação, dentro do sistema acadêmico no prazo de dez (10) dias após a data da realização da avaliação que deseja recuperar. A melhor nota anula a inferior.

◘ Regra da Média: A média final encontrada em cada módulo é obtida da seguinte forma:

O Professor soma as três (3) notas e divide pelo número três (3) e o resultado encontrado é a nota final na disciplina/módulo. Isto é aplicado também nos casos de segunda avaliação, quando a melhor nota anula a inferior.

Para ser aprovado o Estudante deve obter a nota sete (7) como média do Módulo/Disciplina.

Mas, nos casos previstos em Lei e conforme a livre decisão da Coordenação de Curso, será possível aplicar uma segunda chamada ou uma avaliação extra, para recuperação de nota, avaliado cada caso.

◘ Regra de Progressão Sistemática: O Curso ocorre com rematrículas semestrais. São condição sine qua non para se poder prosseguir no Curso. Não poderá fazer a rematrícula o Estudante que não estiver com suas obrigações financeiras em dia.

– O Estudante que não efetuar o pagamento do módulo em dia, conforme as regras contratuais determinam, estará sujeito a multa, mais correção conforme termo contratual.

– O ciclo  de pagamentos é sempre Mensal dentro de um contrato Semestral. A dinâmica de pagamentos é prerrogativa da gerência da Coordenação Geral, nos dias do encontro presencial. Emite-se documento de quitação devida.

– Não é possível rematrícula estando com débitos na Faculdade.

– Paga-se o módulo e em seguida se avança para o Sistema Acadêmico que libera os conteúdos online que devem ser estudados antes do encontro presencial, e assim segue-se até ao final do Curso.

◘ Formatura: A Formatura se dará conforme prevista no Calendário Acadêmico da unidade onde o Estudante esteja alinhado. O cerimonial corre 100% sob a liderança da Coordenação de Curso, sem interferência de qualquer parte. Esta formatura não envolve qualquer custo especial, adicional ou extraordinário para os Estudantes. Via de regra, a Formatura ocorrerá em local designado pela Coordenação na Cidade onde a Unidade de Desenvolvimento atua.

– No entanto, os Estudantes são convidados a “colaborar” com o valor de uma mensalidade “extra” que pode ser dividida em 4 partes à partir do 19º mês de realização do Curso, para a festa de formatura igualmente sob a chancelaria da Coordenação de Curso.

– A Certificação é expedida pela Faculdade Kurios, nos termos da legislação pertinente, conclusos os requisitos determinados em contrato para tal desiderato. Observa-se que o Coordenador Geral do Curso é contratado e autorizado a não só liderar, gerenciar e desenvolver o Curso, bem como responde diretamente à Direção da Faculdade e à Mantenedora da mesma, possuindo, pois, poderes de administração, coordenação financeira e pedagógica. Portanto, este Curso não é promovido por Instituto Livre, empresa terceirizada ou congênere, é realizada diretamente pela Faculdade Kurios e para este mister assume a responsabilidade de campo o seu Coordenador/Representante designado.

(8) Inscreva-se Agora Mesmo!

Considerando que já enunciamos a diferença entre “inscrição e matrícula” e que a Vossa Inscrição é absolutamente gratuita, para fazer um Propedêutico Gratuito, clique na gravura abaixo e faça agora mesmo a sua inscrição e venha participar do nosso Propedêutico e conhecer a nossa proposta mais de perto!